Controle de estoque: como vender mais com estratégias simples de organização

O controle de estoque é uma das partes mais importantes no comércio varejista. Através dele você consegue saber quais produtos vendem mais, quais precisam de atenção para giro de estoque e quais outros você pode negociar melhor com o fornecedor devido ao volume de vendas. Pra te ajudar a ter um melhor controle de estoque, preparamos este artigo para você, confira!

O senhor dos estoques: tendo o controle de tudo

Para que o controle de estoque seja eficiente, é necessário bastante organização e a delegação adequada de funções. Especifique pessoas que possam receber as mercadorias e defina um espaço para as recém-chegadas. É inevitável a assinatura de quem recebeu, tal como a data do recebimento para evitar transtornos futuros. Além disso, precisa-se conferir com atenção todos os produtos ao recebê-los, a fim de verificar se as descrições e quantidades batem.

 

O controle de estoque específico de entrada e de saída

Tão importante quanto o ritual descrito acima para o recebimento, é a integralização dos produtos ao estoque principal, seja através de planilhas ou de softwares específicos. O registro de saída de produtos é que deve determinar a quantidade necessária de reposição. Tomando esta medida, fica mais fácil economizar dinheiro com produtos que não giram e poder negociar melhor com os fornecedores dos produtos que vendem mais. Melhor preço, mais lucro.

Produto encalhado não é legal

Com um controle de estoque eficiente, você vai conseguir perceber quais produtos estão parados no seu depósito ou nas prateleiras já há algum tempo. Com isso, você pode organizar ações específicas para cada produto, fazendo girar o estoque ou até mesmo fazer uma liquidação em uma área específica da sua loja, reunindo todos esses produtos em uma seção especial com descontos. Os clientes adoram essas áreas e elas se tornam um chamariz para a venda adicional. Expô-los na vitrine também pode ser uma boa estratégia para divulgação.

 

A importância do inventário

Mesmo com o controle de estoque bem supervisionado, imprevistos podem acontecer. Na correria do dia-a-dia, devido às trocas de produtos, produtos avariados ou até mesmo a inconveniência dos furtos, é importante que se faça o inventário dos itens presentes no seu estoque. Se o seu estabelecimento for menor, você pode fazer este controle com mais frequência, caso contrário, recomendamos, no mínimo, uma vez ao ano.

 

Cheque e cheque novamente

Fique de olho na sua planilha de controle de estoque para saber sempre como anda a saúde dos seus produtos e se tudo está em ordem. Verifique também os espaços em que os produtos estão organizados para que não hajam perdas por armazenamento inadequado.

controle de estoque 3

Ter um bom controle de estoque é vender mais e melhor

Seguindo todas essas dicas, ficará muito mais fácil ter um controle de estoque com mais eficiência. Jamais esqueça que através de um estoque bem gerido, você consegue desenvolver melhor estratégias de vendas e de marketing, pelo simples fato de saber exatamente o que você tem, o que você precisa, o que dá mais lucro e o que não combina com o seu público. Observe atentamente tudo isso e faça relatórios para caso outra pessoa precisar assumir essas funções, ela consiga entender exatamente como está o seu estoque e como funciona a alma do seu negócio.

A HTD Sistemas lhe ajuda no controle do seu negócio

Nunca deixe de contar com a HTD Sistemas sempre que precisar. Os nossos softwares de aplicação comercial são completos e ajudam você a controlar o seu estoque e fluxo de vendas, gerando relatórios complexos de forma simples e rápida. Entre em contato conosco e faça já um orçamento, temos um plano específico para a sua realidade.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *