Versão 03.00.77 (08/07/2025)
- Samara Ribeiro
- 29 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 3 dias

Manifesto do Destinatário Automático
O Manifesto do Destinatário é uma funcionalidade da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) que permite ao destinatário (quem recebe a mercadoria) confirmar ou recusar uma operação fiscal emitida em seu nome.
Esse processo ajuda a evitar fraudes, como notas fiscais emitidas por empresas desconhecidas ou sem que você tenha feito uma compra. Além disso, garante mais segurança jurídica e fiscal, principalmente na hora de aproveitar créditos de ICMS.
As etapas do manifesto incluem:
✔️ Ciência da Emissão
✔️ Confirmação da Operação
✔️ Operação não Realizada
✔️ Desconhecimento da Operação
Para muitas empresas, principalmente as do Lucro Real ou Presumido, a manifestação é obrigatória em alguns tipos de operações interestaduais. Mas, mesmo quando não é obrigatória, é uma boa prática de controle fiscal.
Busca Automática dos Documentos Eletrônicos
A partir da OS 33392, o processo de busca por notas fiscais de entrada deixou de ser manual e passou a ser automático.
Agora, ao marcar a nova opção disponível, o sistema monitora de forma contínua — enquanto estiver aberto e logado — todas as NF-e emitidas contra o CNPJ cadastrado da empresa. Assim que uma nota for identificada, o sistema:
✔️ Consulta e salva automaticamente as notas recebidas;
✔️ Após a manifestação, é habilita o download do XML da NF-e, que permite, diretamente pela tela de controle, a emissão da Nota Fiscal de Entrada.
Essa melhoria elimina retrabalho, agiliza o processo de entrada de mercadorias e aumenta a segurança fiscal, garantindo que nenhuma nota emitida contra o CNPJ passe despercebida.
OS 33401: Filtro por Histórico de Conta Corrente no Relatório de Títulos Recebidos
Na OS 33401, foi adicionado um novo filtro por "Histórico de Conta Corrente" no relatório de Títulos Recebidos. Com essa melhoria, agora é possível refinar a busca dos títulos de acordo com o histórico vinculado à movimentação no contas a receber, facilitando a análise e organização das informações financeiras.

OS 33373: Extinto o processo de denegação
O processo de denegação de notas fiscais foi descontinuado, conforme previsto na Nota Técnica 2024.001.
Agora, os retornos com os códigos 302, 303 e 307, que antes resultavam em denegação, passam a ser tratados como rejeições comuns.
Com isso:
As mensagens que apareciam após o envio da nota denegada não devem mais surgir;
As notas não ficarão mais em verde escuro na tela de envio da nota fiscal;
Os dados do protocolo não devem ser exibidos em rejeições com esses códigos.
Essa mudança traz mais clareza no tratamento das rejeições e segue as diretrizes mais recentes da Sefaz.

OS 33385: Entrada com base Multifiliais
Corrigido o impedimento de lançamento de entrada quando a filial do usuário era diferente da filial da nota no manifesto.
OS 33397: Importação de XML com campo de número textual na nota de saída
Corrigido erro na importação do XML pela tela de Nota Fiscal de Saída (Livre) quando a tag <nro> continha valor textual como "SN". Agora, o sistema substitui automaticamente por 0, permitindo a importação sem falhas.
OS 33398: TAG vlCMSSUBSTITUTO gerada mesmo com valor zero
Corrigido o sistema para que a tag vICMSSUBSTITUTO seja incluída no XML mesmo quando o valor for zero, desde que, no cadastro da filial, a opção "Não leva informações de ICMS cobrado anteriormente por ST na NFe" esteja desmarcada.
Comments